Representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande e do Movimento Somos Todas Professoras estão em pleno movimento nos corredores do Congresso Nacional. Objetivo: buscar, ratificar apoio às pautas fundamentais – PLs 2531/2021 e 2387/2023 – para respeito e valorização dos profissionais da Educação Básica em todo Brasil.
Outra reivindicação de suma importância pleiteada pela categoria em Brasília é a implantação do Auxílio Médico Social, que visa garantir o acesso a cuidados de saúde dignos, condizentes com a realidade e vulnerabilidade “desse público tão relevante para a história e construção do nosso país”.
Como sabem, esta luta é antiga do Sindicato, que segue ignorada pelo poder público municipal.
No entanto, o presidente Adriano Pixoxó e diretoria da entidade encontraram uma parceira de primeira ordem para virar o jogo, em favor de aposentados e pensionistas: a nobre deputada federal e guerreira dos servidores, a professora Luciene Cavalcante, do PSOL-SP.
Ao final da audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a deputada recebeu das mãos do companheiro Pixoxó ofício nº 150/2025, que pede sua atuação efetiva para “apresentar e defender esta proposta na Câmara dos Deputados, sensibilizando os demais parlamentares quanto à sua relevância e urgência”.
O documento ressalta que é urgente e necessário que se avance na pauta de proteção social, “especialmente no que se refere à saúde dos aposentados e pensionistas”, que em muitos casos convivem com doenças crônicas, limitações físicas e baixa renda. “Desta forma, o auxílio médico social se transforma numa forma concreta de valorização e suporte à qualidade de vida desta gente que dedicou suas vidas pelo bem dos cidadãos”, observou Pixoxó.
De pronto, Luciene Cavalcante, que também está na luta pelo Descongela Já! – projeto de lei complementar (PLP 21/23) que resgata a contagem do tempo do quinquênios, sextas-partes e licenças-prêmio – recebeu a proposta, assinou requerimento e colocou-se à disposição pela obtenção deste importante benefício.
“Nós vamos atuar de forma incansável no parlamento e junto à prefeitura de Praia Grande para que este auxílio, que é de extrema importância para o cuidado de aposentados e pensionistas, seja efetivado”. E completa. “Quero parabenizar o Adriano, o Sindicato como um todo, pela luta que tem realizado de forma combativa. Podem contar comigo, com meu mandato, pois vamos fazer este benefício voltar a valer”, afirmou.