Na foto a direção sindical na secretaria de serviços urbanos
O sindicato dos servidores municipais de Praia Grande denunciará a prefeitura ao ministério público do trabalho (MPT), ainda nesta semana, diz seu presidente, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’.
Junto com outros diretores, ele foi às instalações da secretaria de serviços urbanos (sesurb), no bairro Vila Antártica, na manhã desta segunda-feira (9), e ficou “estarrecido” com o que viu.
“Eu já conhecia o local, pois estive lá muitas vezes, mas não sabia que tinha chegado a esse ponto”, diz o sindicalista. “Insalubridade e periculosidade é o que não falta. Um verdadeiro absurdo”.
Na tarde de sexta-feira (6), a diretoria fez uma reunião com vários trabalhadores, na sede do sindicato, e anotou uma série de irregularidades. Houve quem sugerisse a paralisações dos serviços.
Chegando ao local, na Rua Antônio José Gonçalves, às 6h30 de ontem (2ª-feira 9), Pixoxó e seus diretores constataram fios expostos, mofo nas paredes, janela sem cortina no alojamento das mulheres e outros problemas.
Comida com serragem
No refeitório, onde os servidores comem, eles encontraram muitas estruturas de barras de ferro, de colunas e sucatas perto das mesas. Na carpintaria, o pessoal almoça justamente onde são cortadas madeiras.
A equipe do sindicato foi recebida pelo diretor da regional 2 da cidade, Fábio Ricardo de Lima Nunes ‘Chupeta’, que se comprometeu a resolver os problemas. Mesmo assim, o sindicato irá ao MPT.
“Se conseguirmos sanar as irregularidades administrativamente, melhor”, diz Pixoxó. “Mas já estamos montando o dossiê com fotos, documentos e depoimentos para o ministério público”.
O sindicalista sugere, entre outras medidas, que as mesas e demais equipamentos do refeitório sejam pintadas de branco, para dar uma sensação de limpeza ao local.
O sindicato já havia oficiado à prefeitura, requerendo providências, mas, segundo seu presidente, “nada foi feito. Diante da inércia vamos à promotoria pública do trabalho”.
Muitas atribuições
A secretaria é responsável pela manutenção de equipamentos públicos e vias urbanas, como a limpeza da faixa de areia das praias, calçadões, canais e valas a céu aberto.
O pessoal também cuida da rede de drenagem de águas pluviais, como caixas de passagem e bocas de lobo, além de varrição das ruas e manutenção de praças.
Raspagem de areia das sarjetas, pintura de guias, retirada de materiais inservíveis como móveis e eletrodomésticos das vias e limpeza de terrenos também faz parte das atividades do
Redação: Paulo Passos MTB 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.