Notícias

NR01 e Saúde Mental são temas de palestra realizada no Instituto SINDEST em Santos

Representantes da direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande participaram nesta terça-feira (14), de importante palestra sobre NR01 e os desafios da saúde mental dos trabalhadores, realizado pelo Instituto SINDEST no auditório do Sintrasaúde em Santos.

A Norma Regulamentadora (NR-1) é a base das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil. Seu objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

O Brasil registrou um aumento significativo no número de afastamentos do trabalho devido a transtornos mentais, como ansiedade e depressão, no ano de 2024. Os números são reveladores: em comparação com o ano anterior, o aumento nos afastamentos foi de 68%.

Na palestra, os especialistas na área da psicologia Guilherme Vidal, Luiza Passos Modica e Fabiula Diogo, fizeram ampla abordagem sobre o cenário encontrado no ambiente de trabalho, os riscos psicossociais decorrentes e o uso de boas práticas em prol da qualidade de vida laboral a partir da implementação de aspectos de leis e normas regulamentadoras, as NRs.

“A saúde mental é um componente essencial do bem-estar geral e tem um impacto significativo na qualidade de vida, no desempenho e nos relacionamentos interpessoais. Problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e estresse, são comuns e podem afetar qualquer pessoa. A promoção da saúde mental é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população” afirmou o diretor do Sindicato, Renato Vasquez, que na ocasião representou o presidente Adriano Pixoxó.

Esta ação é parte integrante do Projeto Os Desafios da Saúde Mental no Século XXI, que engloba outras duas palestras: dia 30 de outubro sobre CAPS não é meme! A luta antimanicomial e no dia 1º de novembro, o tema é Mães atípicas: saúde mental de quem cuida. O Instituto SINDEST conta com apoio das entidades sindicais coirmãs, bem como Força Sindical, Prefeitura de Santos, Instituto Telma de Souza, Sintrasaúde e Sindicato dos Químicos da Baixada Santista.

SINDICATO COBRA PREFEITURA SOBRE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO COMPLETO E EFETIVO AOS SERVIDORES

A saúde mental e bem-estar dos nossos servidores e servidores são pautas prioritárias para a entidade, por isso fiscaliza os locais de trabalho, observando os problemas, identificando e protestando junto as secretarias competentes.

Por isso, protocolou o ofício nº 168/2025, em 22 de agosto, endereçado ao prefeito Alberto Mourão e às secretarias municipais, solicitando informações sobre “a existência de programas, projetos ou serviços psicológicos voltados aos servidores nas diversas pastas da Prefeitura”.

O pedido teve como referência a experiência bem-sucedida da cidade de Schroeder (SC), que implantou um projeto pioneiro de cuidado emocional com oficinas terapêuticas em grupo e atendimentos individuais, em parceria com o SESI – iniciativa que reforça a valorização e a formação continuada do funcionalismo.

“A qualidade de vida dos trabalhadores é prioridade máxima. A administração deve investir na Medicina do Trabalho, como é seu dever, mas também revisar os processos internos para garantir melhores salários, benefícios e condições adequadas. Esse é um processo contínuo e integrado, que só funciona se for levado a sério”, destaca.