Servidor pode paralisar serviços contra assédio

Na foto, funcionários públicos da secretaria de serviços urbanos, na tarde desta sexta-feira, em seu sindicato

Péssimas condições de trabalho e assédio moral podem resultar em paralisação do trabalho na secretaria de serviços urbanos (sesurb) da prefeitura de Praia Grande (SP).
Na tarde desta sexta-feira (6), diversos servidores da repartição se reuniram com a diretoria de sindicato e denunciaram várias irregularidades, inclusive desrespeito ao estatuto do idoso.
O presidente do sindicato, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, irá ao secretário da Sesurb, Katsu Yonamine, na segunda-feira (9), relatar os problemas e reivindicar soluções.
O sindicalista não descarta a paralisação dos serviços, caso as demandas não sejam resolvidas. “Não admitimos o assédio e o desvio de função em hipótese alguma”.
Pixoxó considera “graves e desumanas as condições denunciadas”. Segundo ele, ferem a constituição federal, normas de segurança do trabalho e também o estatuto do idoso.

Muitas responsabilidades
A secretaria é responsável pela manutenção de equipamentos públicos e vias urbanas, como a limpeza da faixa de areia das praias, calçadões, canais e valas a céu aberto.
O pessoal também cuida da rede de drenagem de águas pluviais, como caixas de passagem e bocas de lobo, além de varrição das ruas e manutenção de praças.
Raspagem de areia das sarjetas, pintura de guias, retirada de materiais inservíveis como móveis e eletrodomésticos das vias e limpeza de terrenos também faz parte das atividades do setor.