Fonoaudiologia

Muitos pacientes ou profissionais que usam muito a voz, chegam ao consultório de fonoaudiologia com um problema chamado nódulo vocal. Trata-se de lesões nas pregas vocais, localizadas na laringe, causadas por mau uso ou abuso vocal ou como consequência de outros problemas como sinusite, tabagismo, alcoolismo e uso de drogas. Rouquidão e dor na região da garganta são sintomas indicativos de nódulos vocais.

O serviço de fonoaudiologia disponibiliza tratamentos para distúrbios da audição, voz, fala e linguagem, como deficiência auditiva, gagueira, afasia, dislexia, entre outros problemas que afetam a saúde e qualidade de vida.

Desde 2004, quando o consultório de fonoaudiologia foi implantado pelo Sindicato, já foram realizados mais de cinco mil atendimentos. O serviço é importante, pois trata das diversas formas de comunicação humana e distúrbios, além de cuidar de problemas que afetam a mastigação, deglutição e respiração, que são funções primordiais para o bem estar do ser humano.

Profissional: Carla Ferrari Barbieri – CPFa. 5712 – Fonoaudiologa