Apesar da baixa adesão que reuniu cerca de duzentos servidores em frente ao Paço Municipal entidade demonstrou firmeza e responsabilidade

Aproximadamente duzentos servidores se reuniram em frente ao Palácio São Francisco de Assis, às 7h00 desta quarta-feira (31), para protestar contra a administração municipal pelo encerramento das negociações salariais por parte do Governo Municipal.Isso porque, dos 19 itens da Pauta de Reivindicações aprovada em assembleia, somente dois foram atendidos. O prefeito Alberto Mourão concedeu um reajuste de 6% nos salários e um aumento de R$30 no cartão alimentação (Vero Card) – que acabou não sendo creditado neste mês – e encerrando as negociações, o que motivou os servidores a decidirem pela greve.

Por volta das 9h00, os manifestantes se encaminharam para o saguão principal do Paço Municipal, onde permaneceram até que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, Givanildo Berto da Silva, o Gil, fosse chamado para reunir-se com representantes da administração. A conversa levou pouco mais de uma hora e participaram dela, além do presidente Gil, a diretora Edinéa Rosário, o advogado Jamir Menali e o servidor Cristiano Martins; pela Prefeitura, Anderson Mendes, Chefe do Gabinete; Edimilson Marques, Procurador Geral do Município; José Américo Franco Peixoto, secretário de Assuntos de Segurança Pública e Ecedite da Silva Cruz Filho, subsecretário de Gestão de Pessoas.

Ao término do encontro entre sindicalistas e representante da administração o resultado da conversa foi divulgado para os participantes através dos autofalantes do caminhão de som, que permaneceu por toda manhã na frente da prefeitura. “A administração concorda em retomar as negociações. Teremos resposta para todos os itens de nossa pauta de reivindicações”, comemorou o advogado Jamir Menali.

Ainda sobre o caminhão, o servidor Cristiano Martins propôs que a greve fosse suspensa. O presidente do Sindicato perguntou aos presentes se concordavam com a proposta, que teve aprovação unânime. “Apesar de algumas das pessoas que mais reclamam não terem convencido sequer um colega a participar, nossa mobilização alcançou sua primeira vitória, que é a reabertura das negociações. Não tenho ilusão de que alguma coisa aconteça ‘a toque de caixa’, mas se seguirmos por esse caminho com equilíbrio e perseverança conquistaremos grandes avanços”, disse.

Reunião definiu a reabertura das negociações

Ainda na tarde de quarta-feira, Gil e Dr. Jamir retornaram à prefeitura e protocolaram a reiteração da pauta de reivindicações acrescida de mais um item aos 19 que já faziam parte dela: o abono do dia de greve dos servidores.

A partir de agora, a prefeitura tem 72 horas para responder ao ofício e dar início a mais uma rodada de negociações com os representantes da classe. “Sinceramente, esperamos conseguir mais alguns benefícios para esta categoria que é tão carente neste quesito aqui em nossa cidade”, concluiu o presidente Gil.