‘Pixoxó’, da oposição, vence eleição do Sindicato

Por 720 votos contra 637, a chapa 2, liderada por Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, venceu a eleição no sindicato dos servidores municipais de Praia Grande.

Pixoxó, da nova central, venceu o presidente destituído Givanildo Berto da Silva ‘Gil’, da força sindical. A eleição começou às 8 e terminou às 17 horas desta quinta-feira (25).

A apuração, no prédio da justiça do trabalho, começou às 19 horas e terminou às 22h15. Pixoxó anuncia que uma das primeiras medidas será uma campanha de sindicalização para fortalecer a luta salarial de 2019.

A eleição foi determinada pela juíza da 2ª Vara do Trabalho, Lucimara Schmidt Delgado Celli, a pedido da chapa 2. O sindicato está sob intervenção desde 7 de dezembro de 2017.

Nesse período, a entidade foi administrada pelos peritos João Gomes Barbosa e Sérgio Cremaschi Sampaio, nomeados pela mesma juíza.

Auditoria e reforma do estatuto

A pedido de Lucimara, o pleito e a apuração foram acompanhados pelas polícias federal e militar. Pixoxó comemorou: “Lutamos por mais de dez anos pelo direito da categoria escolher a direção sindical”.

O líder da chapa 2 pondera que “o direito ao voto vinha sendo negado por uma diretoria que, sem crédito e sem prestígio, não aumentou o quadro de associados por ter medo das urnas”.

“Somos a maior força trabalhadora da cidade e precisamos de um sindicato forte. Faremos uma auditoria e reformaremos o estatuto, com mais poderes e direitos aos associados.”

A sentença impediu a intenção do presidente destituído, Givanildo Berto da Silva ‘Gil’, de permanecer no cargo por meio de uma ata, assinada por ele mesmo, concedendo-lhe mandato até 2020.

Por Paulo Passos
paulo.passos053@gmail.com